CAMPANHA SALARIAL 2023/2024 PARA JOINVILLE – Finalizada

By 22 de setembro de 2023Sem categoria

***ATUALIZADO 06/11/2023***

Os direitos/benefícios decorrentes da Contribuição Assistencial abrangem a TODOS, mesmo sendo a contribuição facultativa.

A contribuição do empregado é o meio que visa garantir a continuidade das atividades e serviços do sindicato e as razões para pagá-la podem incluir:

A renovação anual da Convenção Coletiva, em outubro, que garante: Reajuste Salarial; Plano de Saúde; Auxílio Medicamentos e o Auxílio Creche, dentre outros benefícios importantes para a nossa categoria de empregados de TI de Joinville.

É somente com essa contribuição que o Sindicato pode manter os atendimentos, informativos, site, telefone, enfim, toda a infraestrutura do sindicato, como: escritório, pessoal administrativo e outras despesas operacionais.

É importante notar que o valor da contribuição assistencial é ínfimo se comparado aos benefícios que assegura a todos, sendo ainda parcelada em doze vezes de R$12,00, num total de apenas R$144,00 (anual).

O apoio da categoria por meio do pagamento da contribuição assistencial é uma maneira de promover a solidariedade entre os membros abrangidos pelo SindPD, além de auxiliar nos esforços coletivos para melhorar as condições de trabalho e direitos dos trabalhadores de TI de Joinville.

Atenção ao prazo

Aos empregados não sindicalizados (NÃO SÓCIOS DO SINDPD Joinville e região) é garantido o direito de oposição prévia e expressa ao referido desconto, mediante manifestação escrita e individualizada (sem intermediário), no período de 11 (onze) dias, a partir de 07 de novembro até 17 de novembro de 2023, de segunda a sexta feira, das 08h:30min às 16h:30min, sem fechar para o almoço, a ser apresentada pessoalmente (sem intermediário) na sede do Sindicato Laboral (na Travessa Chuí, nº 151, centro). Caso não haja manifestação dentro do prazo mencionado, o desconto será efetuado normalmente na folha de pagamento, de acordo com a tese de repercussão geral fixada no Tema 935/STF.

Aos empregados não sindicalizados (NÃO SÓCIOS DO SINDPD Joinville e região) que estiverem comprovadamente afastados do trabalho, por motivo de auxilio doença, licença maternidade ou acidente de trabalho, férias,  no período de 07 de novembro até 17 de novembro de 2023, fica assegurado o prazo de até 10 (dez) dias corridos, a contar da data de retorno ao trabalho, para exercerem o direito de oposição ao referido desconto, mediante manifestação escrita e individualizada, a ser apresentada pessoalmente (sem intermediário) na sede do Sindicato Laboral (na Travessa Chuí, nº 151, centro).

Aos empregados não sindicalizados (NÃO SÓCIOS DO SINDPD Joinville e região) que estiverem trabalhando fora do município de Joinville, é permitido se opor ao desconto por meio de carta enviada INDIVIDUALMENTE (da cidade onde se encontram, exceto Joinville) para o endereço: Travessa Chuí, 151, centro, Joinville/SC, Cep 89201-240. Serão consideradas válidas as manifestações de oposição com postagem datada entre os dias 07 de novembro e 17 de novembro de 2023, desde que enviadas de fora do município de Joinville.

CLAUSULA NA INTEGRA – CLIQUE AQUI –

Desde já agradecemos.

***ATUALIZADO 30/10/2023***

Prezados sócios(as) e contribuintes, encerrada a Campanha Salarial 2023/2024 para a cidade de Joinville.

Servimo-nos desta para comunicar o encerramento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho referente ao período de 2023/2024, entre o Sindicato Laboral representantes dos trabalhadores e o Sindicato Patronal das empresas de informática de Joinville.

No último dia 11/10 o IBGE anunciou o INPC de setembro que fechou em 0,11%, assim o acumulado dos últimos 12 meses resultou em 4,51%. Como se vê, o índice acumulado ficou abaixo se comparado aos último anos, contudo foi reflexo de 12 meses com a inflação baixa ou até mesmo negativa (out/22 de 0,47, nov/22 de 0,38, dez/22 de 0,69, jan/23 de 0,46, fev/23 de 0,77, mar/23 de 0,64, abr/23 de 0,53, mai/23 de 0,36, jun/23 de -0,10, Jul/23 de -0,09, Ago/23 de 0,20 e Set/23 de 0,11), sendo assim e com essa base, iniciamos as negociações salariais para nossa data base, que é 01/outubro.

Iniciadas as negociações, reiteramos a principal demanda dos trabalhadores de TI de Joinville, que é um índice de aumento salarial superior à taxa de inflação, além de outros pedidos apresentados em nossa Assembleia de aprovação de pauta. Apesar dos esforços empreendidos em prol de um acordo que refletisse as necessidades e aspirações de nossos valorosos colaboradores, lamentavelmente, o resultado não atingiu as expectativas dos trabalhadores.

Após várias rodadas de negociações e diálogo construtivo, o setor patronal decidiu conceder um aumento salarial de apenas 4,51%, uma cifra que não reflete de forma adequada o esforço e dedicação dos trabalhadores de informática desta região. Esta decisão unilateral é um desafio para os trabalhadores, que esperavam um reconhecimento mais substancial de seu trabalho incansável e comprometido.

É especialmente decepcionante observar que as empresas de informática de Joinville optaram por utilizar razões externas, como a situação na guerra de Israel, como justificativa para não conceder um aumento real, acima da inflação, aos colaboradores. Vale ressaltar que, embora existam circunstâncias globais que podem afetar a economia, é crucial não negligenciar as necessidades e os direitos dos colaboradores locais. Essas razões externas não podem servir como desculpa para não valorizar adequadamente aqueles que contribuem diariamente para o sucesso das empresas.

Além disso, durante as negociações, observamos uma relutância em valorizar e considerar as alterações solicitadas em cláusulas importantes, bem como a inclusão de novas cláusulas em benefício dos colaboradores, a exemplo do Vale Refeição e Redução da Jornada Semanal para 40h. Esta postura, que parece priorizar apenas a manutenção do status quo, deixa uma lacuna significativa entre as expectativas dos trabalhadores e as decisões do setor patronal.

Esta situação levanta a questão de até quando as empresas de Joinville e região continuarão a desvalorizar seus colaboradores. O progresso e o crescimento das empresas estão intrinsecamente ligados à dedicação e ao empenho dos trabalhadores. É essencial que as empresas reconheçam essa interdependência e valorizem justamente aqueles que desempenham um papel fundamental em seu sucesso.

Diante deste cenário, os representantes dos trabalhadores continuarão a lutar por condições de trabalho justas e remuneração adequada. Esperamos que o diálogo entre as partes possa ser retomado no futuro, visando um acordo que atenda de maneira mais abrangente às necessidades dos colaboradores e que contribua para uma relação de trabalho mais equitativa e colaborativa.

Agradecemos a compreensão e o apoio contínuo de nossos valorosos colaboradores e incentivamos todos a manterem-se unidos em busca de melhores condições de trabalho e valorização de seus direitos.

Atenciosamente, Fabio Oliveira.

***ATUALIZADO 22/09/2023***

O SindPD comunica que, no dia 27/09/2023 haverá uma assembleia, que realizar-se-á às 17h:45min em primeira convocação, na sede do SindPD e caso não tenha número de pessoas suficiente às 18h:15min em segunda convocação, também no SindPD.

Lembrando que, nossa data base é 1º de outubro e assim Convenção Coletiva de Trabalho está vigente até 30/09/2023, portanto é de suma importância iniciarmos a renovação dos benefícios da mesma e também garantir o reajuste salarial para o mês de outubro.

Desta forma, o objetivo é apresentar/aprovar nossas reinvindicações para a Campanha Salarial 2023/2024, bem como, agregar novas sugestões e deliberar conforme o edital publicado no jornal A Notícia (online), edição de 22/09/2023.

Assembleia Geral: 27/09/2022;

Local: Sede SindPD – Travessa Chuí, nº 151, Bairro – Centro;

Horário: 17h45min – 1ª Convocação / 18h15min – 2ª Convocação.

Contamos com a presença de todos e colocamo-nos a disposição!

***Clique para visualizar o Edital de convocação na integra***

Desde já agradecemos.

Isso vai fechar em 0 segundos